Novo sistema de internet sem fio opera com velocidade menor e divide operações para diminuir consumo de bateria.

Nova tecnologia wi-fi consome 10 mil vezes menos bateria
.

Um dos grandes inconvenientes de se utilizar conexões sem fio é o consumo da bateria. Pensando em facilitar a vida dos usuários de dispositivos conectados a esse tipo de rede, a Universidade de Washington, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um sistema que gasta 10 mil vezes menos energia que os sistemas wi-ficonvencionais e até mil vezes menos que tecnologias de transmissão de dados como o bluetooth.

A nova tecnologia recebeu o nome de “passive wi-fi” e é compatível com qualquer gadget conectado a redes sem fios. De acordo com o jornal acadêmico “UW Today”, embora as velocidades máximas atingidas pela conexão sejam inferiores às do sistema convencional de wi-fi – atingindo 11 megabits por segundo -, o passive wi-fi é até 11 vezes mais veloz que o sistema bluetooth.

O novo tipo de conexão, em linhas gerais, separa os processos digitais e analógicos numa transmissão de rádio, facilitando a solução do problema energético. Os processos digitais evoluíram muito mais rapidamente em termos de eficiência energética que os analógicos, criando o grande problema na hora de se processar os dados sem consumir demasiada energia. E é aí que a nova tecnologia faz a diferença.

O passive wi-fi contorna o problema centrando o componente analógico num dispositivo móvel que fica constantemente ligado à corrente elétrica. Dessa forma, a transmissão de dados analógicos é feita por um aparelho que não está no celular ou tablete, economizando a bateria dos dispositivos. O passo seguinte do processo é a produção dos pacotes de informação, que é feita com sensores de baixo consumo energético – esses sim instalados nos celulares.

O processo que antes era feito inteiramente pelos celulares, agora foi dividido em três partes. A primeira delas no celular, outra no sensor acoplado e a terceira no dispositivo ligado à corrente.  Dessa forma, além de se poupar a bateria de celulares, computadores, relógios e tablets, abre-se uma nova porta para a “internet das coisas” – que permitirá que eletrodomésticos e aparelhos que podem ser vestidos, oswearables, se comuniquem pelo wi-fi sem se preocupar com o gasto de energia.

Confira um vídeo explicativo em inglês: https://youtu.be/AZ-tISX-7Cw.

.

Fonte: Sucesu Minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: