Windows 10: entenda por que o seu antivírus não está funcionando

Quem atualizou o PC para o Windows 10 e está enfrentando problemas com antivírus pode, agora, tirar todas as suas dúvidas. Alguns programas de segurança ainda não estão compatíveis com o sistema operacional, outros precisam de update.

.

Porém, a maioria está disponível e batam alguns clique para tudo funcionar, já que versões mais antigas não suportam o Windows 10. Confira agora uma lista com os antivírus mais populares que oferecem suporte ao novo sistema da Microsoft e suas respectivas edições atualizadas para fazer download.

Windows 10 atualizou? Saiba configurar seu antivírus para proteger seu computador (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Windows 10 atualizou? Saiba configurar seu antivírus para proteger seu computador
.

Avast

De acordo com o blog oficial, o avast! Free Antivirus, um dos antivírus gratuitos mais populares do mercado, já ganhou versão compatível com o Windows 10.

Após muitas correçoes, o Avast já está totalmente compatível com o Windows 10 (Foto: Divulgação/Avast)
Após muitas correções, o Avast já está totalmente compatível com o Windows 10
.

Porém, mesmo assim, muitos usuários relataram incompatibilidade com o novo sistema da Microsoft. Os desenvolvedores do programa foram corrigindo os problemas aos poucos. A versão mais recente do Avast (2015.10.3.2223) ganhou melhorias na compatibilidade com o sistema e, agora, funciona melhor.

Essa informação se aplica à versão gratuita do antivírus. Algumas soluções pagas da companhia ainda não foram totalmente adaptadas ao Windows 10. Por exemplo, segundo este tópico no fórum do Avast, a solução Avast Endpoint Protection, que é voltada para o meio corporativo, ainda não está compatível.

.

AVG

Antivírus AVG já está compatível com Windows 10 (Foto: Divulgação/AVG)
Antivírus AVG já está compatível com Windows 10
.

A AVG informa em seu suporte que as versões 2013, 2014 e 2015 já estão compatíveis com o Windows 10 e ” funcionarão sem qualquer limitação”. Se você atualizar para o novo sistema operacional da Microsoft e o AVG não tiver sido instalado automaticamente, é porque você usava uma versão incompatível: AVG 9, AVG 2011 e AVG 2012. Para corrigir, acesse o site da AVG e baixe novamente.

.

Avira

O antivírus alemão Avira também já suporta o Windows 10 (Foto: Divulgação/Avira)
O antivírus alemão Avira também já suporta o Windows 10
.

O antivírus alemão Avira também já está compatível com o Windows 10, desde a versão 15.0.11.579. A fabricante de antivírus fez questão de estampar isso na página inicial do site e nos artigos de suporte técnico. As seguintes edições já estão prontas para o novo sistema da Microsoft: Avira Antivírus Free; Pro; Launcher; System Speedup; Internet Security Suite, Ultimate Protection Suite e Avira Browser Safety, extensão que é compatível com os navegadores Chrome e Firefox.

Se você ainda usa versões anteriores à 15.0.11.579 de algum desses produtos Avira, ela não será compatível com o Windows 10. Os produtos Family Protection Suite, Internet Security e Internet Security Plus foram descontinuados, além da extensão Browser Safety para Internet Explorer.

.

Baidu

O chinês Baidu ainda não suporta o Windows 10 (Foto: Divulgação/Baidu)
O chinês Baidu ainda não suporta o Windows 10
.

O antivírus chinês Baidu está longe de ser o favorito no setor e para piorar, ao contrário de seus rivais, o programa ainda não tem suporte para o Windows 10, segundo o Centro de Compatibilidade da Microsoft. A versão mais recente (5.2) é compatível apenas com o Windows 8.1. A equipe do TechTudo buscou uma resposta com a assessoria de impressa da Baidu e nos artigos de suporte do antivírus, mas não encontrou nenhum dado sobre uma atualização para o Windows 10.

.

BitDefender

Este é mais um antivírus completamente compatível com o Windows 10 (Foto: Divulgação/BitDefender)
Este é mais um antivírus completamente compatível com o Windows 10

.

O BitDefender Internet Security foi um dos primeiros a se adaptar ao Windows 10. Desde a versão 18.23.0.1604, o programa pode ser instalado no novo sistema da Microsoft. A equipe do TechTudo fez testes com a versão mais recente do BitDefender e constatou que ele já está totalmente adaptado.

.

Comodo

Comodo também já suporta o Windows 10 (Foto: Divulgação/Comodo)
Comodo também já suporta o Windows 10
.

A página inicial da Comodo faz questão de destacar que todos os seus produtos já têm suporte ao Windows 10. Há, ao lado de cada antivírus, um selo que confirma a compatibilidade do programa com o novo sistema. Ainda de acordo com comunicado oficial, publicado pela própria empresa, desde a versão 8.2, o produto Comodo Internet Security pode ser instalado no Windows 10.

.

ESET NOD 32

As soluções da ESET NOD32 também já estão compatíveis com o Windows 10 (Foto: Divulgação/ESET)
As soluções da ESET NOD32 também já estão compatíveis com o Windows 10
.

Segundo uma página de perguntas e respostas da ESET, as seguintes versões de seus softwares de proteção já são compativeis com o Windows 10: ESET NOD32 Antivirus versões 8 e 7; ESET Smart Security versões 8 e 7. A empresa informa que usuários das edições 3, 4, 5 e 6 terão seus antivírus automaticamente atualizados para a versão 8. Portanto, se após fazer a atualização para o Windows 10 a sua instalação do ESET parou de funcionar, experimente desinstalar e baixar a versão mais recente.

.

F-Secure

F-Secure também já apresenta compatibilidade com o Windows 10 (Foto: Divulgação/F-Secure)
F-Secure também já apresenta compatibilidade com o Windows 10
.

O antivírus finlandês F-Secure aparece em todas as listas de compatibilidade com o Windows 10 desde a sua versão 15.3, inclusive no AV-Comparatives. Segundo o site oficial, o F-Secure Internet Security abrange todo o suporte, desde a instalação do Internet Security em um novo PC com Windows 10 até o upgrade em PCs com versões do Windows 7/8.x para o Windows 10.

O software foi instalado com êxito a versão mais recente do F-Secure Internet Security numa máquina com Windows 10. A instalação e o escaneamento foram feitos sem problemas no sistema.

.

Kaspersky

O antivírus russo Kaspersky precisou lançar um patch de segurança para se qualificar ao Windows 10 (Foto: Divulgação/Kaspersky)
O antivírus russo Kaspersky usa patch de segurança para se qualificar ao Windows 10
.

O antivírus russo Kaspersky informou no seu blog que o software está compatível com o Windows 10. Havia apenas a necessidade da implementação de um patch de correção para que o programa de segurança rodasse normalmente. Portanto, antes de fazer a atualização para o novo sistema operacional, seja ela feita via Windows Update ou via instalação limpa, desinstale o antivírus do computador. Após ter feito o upgrade para o Windows 10, baixe a versão mais recente do programa.

Caso não faça o procedimento, alguns recursos – como escaneamento da memória, proteção contra screen lockers, vírus criptografados, rootkits e análise heurística – podem não funcionar corretamente.

.

McAfee

Antivírus McAfee (Foto: Divulgação/McAfee)
McAfee tem uma parceira com a Intel
.

O antivírus McAfee, que atualmente conta com uma parceria com a Intel, também já está compatível com o Windows 10. Eles divulgaram a informação neste artigo de suporte. O programa já podia ser instalado no Windows 10 desde as versões beta. Porém, se você usa uma edição anterior à 14.0.1029, ela não funcionará no novo sistema operacional da Microsoft, faça o update.

.

PSafe

O PSafe é mais um antivírus chinês que não se adequa ao Windows 10 (Foto: Divulgação/PSafe)
O PSafe antivírus ainda não apresenta suporte ao Windows 10
.

A PSafe é uma empresa brasileira que oferece um antivírus gratuito. O programa não é incluído em nenhuma lista de compatibilidade com o Windows 10, nem na listagem feita pela AV-Comparatives, nem no Centro de Compatibilidade da Microsoft. Na página oficial do produto, também não é feita nenhuma menção ao suporte ao novo sistema operacional, apenas Windows XP, 7, 8 e 8.1. A PSafe informa que a versão Windows 10 segue em desenvolvimento, sem previsão de lançamento.

.

Symantec Norton

O Norton é mais um antivírus a se compatibilizar com o Windows 10 (Foto: Divulgação/Norton)
O Norton é mais um antivírus a se compatibilizar com o Windows 10
.

O Norton está compatível com o Windows 10. Na página oficial da Symantec, a empresa explica como os usuários que planejam fazer o upgrade para o novo sistema da Microsoft poderão aproveitar o antivírus.

Durante os testes, foi instalado o Norton Antivírus em uma máquina com Windows 10 sem problemas e, inclusive, foi realizado o escaneamento padrão em busca de vírus. Tudo funcionou perfeitamente.

.

TrendMicro

Antivírus TrendMicro (Foto: Divulgação/TrendMicro)
Antivírus TrendMicro já está disponível para o Windows 10
.

De acordo com a página de suporte, os produtos TrendMicro Premium Security; Maximum Security; Internet Security e AntiVirus+ Security já têm suporte para o Windows 10 desde a nova versão do antivírus (10.0.1150). Como o navegador Microsoft Edge ainda não aceita plugins e add-ons, a empresa alerta que o TrendMicro Internet Security ainda não protege a navegação nesse browser.

A única recomendação é de que, antes de atualizar o sistema para o Windows 10, o usuário baixe e instale a edição mais recente do antivírus TrendMicro. A equipe do TechTudo fez alguns testes com ele. O programa funcionou muito bem e está compatível com o sistema operacional.

.

Via Felipe Alencar para o TechTudo

Anúncios

One response to this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: