Tecnologia em 3D salva vida de criança com hidrocefalia na China

Três peças de titânio foram impressas e implantadas no crânio de chinesa.Cirurgia aconteceu nesta quarta-feira, na província de Hunan.

Mulher se emociona segurando a mão da menina Hanhah, de 3 anos, após ela se recuperar de uma cirurgia na qual 3 peças de titânio substituíram parte de seu crânio em Changsha, na China. A menina sofre de hidrocefalia e precisará passar por novas operações (Foto: Reuters/Stringer)
Mulher se emociona segurando a mão da menina HanHah, de 3 anos, após ela se recuperar de uma cirurgia na qual 3 peças de titânio substituíram parte de seu crânio em Changsha, na China. A menina sofre de hidrocefalia e precisará passar por novas operações..

Uma garotinha chinesa de apenas três anos entrou para a história da medicina depois de se tornar a primeira pessoa no mundo a ter seu crânio inteiro reconstruído com uma impressora 3D. Conhecida como “a bebê de cabeça grande”, Han Han sofre de um problema raro, que faz sua cabeça crescer até quatro vezes mais que o tamanho normal.
Isso a expõe a riscos como, por exemplo, ficar cega, ou até mesmo ter seu cérebro invadido por vermes. No entanto, nesta quarta-feira (15), ela passou por uma cirurgia de 17 horas, e agora aguarda sua recuperação no hospital. A menina nasceu com hidrocefalia. Sua condição era tão avançada, que 85% do seu cérebro foram invadidos por fluidos, de acordo com informações do jornal britânico Daily Mail. O perigo da doença é que, justamente, o excesso de líquido crie pressão excessiva no cérebro e o danifique. No caso de Han Han, antes de passar pela operação ela já vinha sofrendo com problemas circulatórios como consequência da doença porque sua cabeça pesa mais do que metade do peso de seu corpo, Han Han também lutava para levantar a cabeça do travesseiro. Com isso, há quase um ano não saía de uma cama, passando os dias inteiros deitada. Depois que sua família foi informada de que o crânio da menina poderia se romper a qualquer momento, foi decidido que ela passaria por uma cirurgia de emergência. A mãe de Han Han a abandonou quando ela tinha um ano de idade. Com isso, os cuidados da menina ficaram a cargo do pai, que precisou apelar para doações para conseguir pagar pelo tratamento da filha. A cirurgia que tem o poder de modificar por completo o destino de Han Han aconteceu nesta quarta (15), no Second People’s Hospital, na China. Os médicos usaram uma impressora 3D para criar um crânio de titânio, que foi colocado com sucesso na cabeça da menina

.

Em uma das imagens divulgadas pela agência Reuters, uma tia de Hanhan se emociona ao ver a criança se recuperando após a cirurgia.

Hanhan, de três anos, passa bem depois da cirurgia de implante de peças de titânio em seu crânio (Foto: Stringer/Reuters)
HanHan, de três anos, passa bem depois da cirurgia de implante de peças de titânio em seu crânio.
.
Via G1 Tecnologia e R7
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: