Suécia pode se tornar livre de dinheiro graças aos pagamentos eletrônicos

A Suécia está próxima de se tornar um país livre de dinheiro, onde as pessoas só farão compras e pagamentos por meios digitais. Uma pesquisa divulgada pelo site The Local revelou que quatro a cada cinco compras efetuadas no país já são realizadas sem o uso do dinheiro físico.

Os cartões de débito e crédito são usados quase todos os dias pelos habitantes, uma média de 260 operações por pessoa ao ano. Na Itália, por exemplo, pelo menos 3/4 das compras são feitas com dinheiro.

Prevê-se que até 2030 o país escandinavo se torne totalmente independente do dinheiro em papel e moeda. Isso levaria a um aumento de segurança e à diminuição de custos com manuseio de valores, estimado em 8,7 bilhões de coroas (cerca de R$ 2,9 bilhões), o equivalente a 0,3% do PIB local.

Os bancos garantem que os clientes são capazes de acompanhar essa evolução. Levando em conta que até varejistas de rua que não têm onde morar aceitam pagamento com cartão em bancas de frutas e legumes, parece que realmente a migração está em curso rápido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: