Veja dicas para melhorar uma equipe de TI

Conforme a tecnologia vai evoluindo e se tornando cada vez mais relevante para as pessoas, o investimento em TI ganha corpo. Mas é necessário preparo para dar conta das exigências do mercado e, no caso dos gestores, conseguir fazer com que a equipe entregue resultados eficientes.

Uma empresa de pesquisas entrou em contato com dois especialistas do setor: Alexandre Souza, gerente de redes da Locaweb, e Antonio Loureiro, diretor-presidente da Conquest One, para listar características indispensáveis para uma equipe de tecnologia da informação. Confira as dicas:

  1. Estar atento às necessidades do mercado e buscar atualizar-se constantemente. O gestor pode apoiar nesse processo indicando cursos e certificações;
  2. O gestor pode atuar com feedback e o profissional, por sua vez, precisa ouvir. Esse retorno também pode vir dos seus colegas de trabalho e clientes, com dicas sobre os pontos de melhoria;
  3. Investimento em Coaching de grupo que pode ser emocionante, lucrativo e produtivo. O processo ajuda a compreender e lidar com grandes equipes, inclusive com a dinâmica psicológica dos indivíduos;
  4. Desafios. Profissionais de TI gostam de receber demandas que desafiem suas habilidades;
  5. Confiança. Uma equipe só consegue funcionar bem quando há confiança entre os membros e o líder, possibilitando que cada um entenda sua importância na engrenagem da empresa. É importante investir tempo para trabalhar esse item.
  6. Listas de tarefas bem definidas. O líder deve enumerar a importância de cada tarefa, fazendo com que o especialista entenda a importância de cada uma delas e se sinta motivado para realizá-la e finalizá-la com êxito;
  7. Não comprometer o tempo da equipe com reuniões desnecessárias. Todo profissional tende a perder a concentração na busca do seu objetivo. A reunião tem que ser rápida e objetiva;
  8.  Enfatizar a importância da qualidade de vida e o tempo dedicado aos “hobbies” no tempo livre. É de extrema importância que neste tempo o especialista volte mais descontraído, leve, alegre e satisfeito ao trabalho;
  9. Procurar monitorar o tempo no trabalho. Por exemplo, dedique apenas algum tempo do seu dia para leitura de e-mails. Outra dica é destinar também alguns minutos pela manhã no planejamento de suas tarefas do dia.
  10. Não fique tanto tempo na frente do monitor. Realize pequenas pausas, pois muito tempo na frente do monitor tende a cansar a vista e, consequentemente desmotivar o profissional na busca do seu objetivo.

Perfil

Comprometimento e organização, no entanto, não resolvem todos os dilemas. Ter perfil adequado para comandar um time de TI e lidar com suas expectativas é essencial para ganhar sua confiança. Por isso, confira abaixo algumas recomendações básicas indicadas aos candidatos à vaga de gestor, elaboradas por Renata Blak, gerente da divisão de TI da Robert Half:

  1. Entendimento do negócio. Visão da TI estratégica e não mais operacional como no passado.
  2. Forte conhecimento de novas tecnologias. Entender como o avanço da tecnologia pode melhorar o negócio.
  3. Habilidade no relacionamento com clientes internos e fornecedores externos
  4. Senso de urgência e capacidade de priorização
  5. Gestão de custos e qualidade da operação e atendimento
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