Relógios e phablets ameaçam venda de tablets

Tablets ganharam o mercado dos PCs, mas IDC prevê adversários fortes em breve: relógios inteligentes e phablets]

 

A venda de tablets será um pouco menor do que o esperado neste ano, de acordo com as novas descobertas da IDC. A previsão em grande parte resulta de um segundo trimestre não tão bom quanto o esperado, apesar de a IDC ter observado que os tablets estejam começando a enfrentar concorrência de outros tipos de computadores móveis, como relógios inteligentes (os chamados smartwatches) e phablets.

A IDC espera a remessa de 227,4 milhões de tablets, uma pequena redução da última previsão, de 229,3 milhões.  Apesar desta revisão para baixo, a nova estimativa representa um aumento de 57,7% em relação ao ano passado.

Em um pronunciamento, o diretor de pesquisas da IDC, Tom Mainelli, diz que os embarques diminuíram nos últimos meses enquanto novos modelos são esperados para os próximos meses, como o novo iPad. Mainelli fez comentários parecidos quando a consultoria divulgou o relatório no começo de agosto.

Os novos dados não são simplesmente um refinamento do relatório anterior, uma vez que a IDC notou que várias mudanças no mercado estão começando a aparecer. A empresa prevê que a adoção de tablets continuará a crescer, com embarques atingindo a marca de 400 milhões de unidades até 2017, aumento de 75% em relação aos números deste ano. Mesmo assim, espera-se que o crescimento desacelere em mercados da América do Norte, Europa Ocidental e Japão.

Mercados desenvolvidos atualmente são responsáveis por mais de 60% das compras de tablets. A IDC espera que o número caia para menos de 50% dentro dos próximos três ou quatro anos, enquanto a demanda aumenta na China, África e outros países em desenvolvimento. Mainelli aponta que o preço dos dispositivos continuará a cair, uma vez que as fabricantes tiram vantagem do aumento de suprimentos com baixo custo.

Embora os tablets continuem populares nos Estados Unidos e em outras regiões desenvolvidas, a IDC espera que os dispositivos ganhem mais concorrência. Assim como as vendas de PCs caíram devido quando os primeiros aparelhos surgiram, eles podem sofrer um golpe com uma maior adoção de smartphones com dimensões maiores – chamados de phablets – e aparelhos vestíveis, como relógios inteligentes e o Google Glass.

Fabricantes de telefones como Samsung e Nokia já estão aderindo aos phablets. A empresa coreana vai apresentar um relógio inteligente Galaxy no começo de setembro, e rumores dizem que produtos similares serão lançados pela Apple e pela Miccrosoft.

Apesar da possibilidade de tablets perderem espaço para novas categorias de dispositivos, a IDC, no entanto, observa novas oportunidades. As vendas corporativas são 10% do mercado, por exemplo, com educação e vendas móveis liderando o caminho. A consultoria espera que os embarques corporativos representem 20% do mercado em 2017, com as companhias encontrando formas de não só acomodar os dispositivos em programas de BYOD, mas também incorporando-os na carga de trabalho diária.

Os novos números da IDC não abordam como as mudanças do mercado vão afetar as plataformas individuais. Mas com os consumidores esperando por novos modelos, um certo número de competidores deve aparecer. A Apple vai, obviamente, vir com força total; já é certo que um iPad Mini com tela retina e uma versão slim do iPad estão sendo preparados. Os dois modelos rodarão o iOS7.

Enquanto isso, o Android, tem seu bom momento graças ao bem recebido Nexus 7, com uma plataforma pronta para expansão com nova ofertas, como o G Pad 8.3 da LG. Serão lançados nos equipamentos híbridos para Windows, apesar de as vendas se basearam na aceitação do Windows 8.1. Também há rumores de novos dispositivos Surface a serem lançados pela Microsoft, enquanto a Nokia tenta ressuscitar o Windows RT lançando um tablet próprio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: