Só 91 cidades brasileiras são inteiramente cobertas com Wi-Fi

14% dos municípios têm acesso fornecido pelas prefeituras

praças digitais wi-fi

 

O Brasil tem 5.585 municípios, mas apenas 795 (14,3%) das prefeituras oferecem conexão Wi-Fi, informa pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada hoje.

Apenas 91 cidades são inteiramente cobertas com internet sem fio, pública ou privada, segundo o UOL. Em 382 municípios, o acesso é limitado a bairros localizados na região urbana. O estudo mostra que o fornecimento acontece prioritariamente em locais com até 100 mil habitantes, caso de 698 das 795 cidades listadas.

O levantamento informa que o acesso pode ser gratuito ou pago, dependendo do local. As regiões Sudeste (263), Nordeste (190) e Sul (180) concentram o maior número de cidades que oferecem conexões, com destaque para os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

No Nordeste, a maior oferta é encontrada na Bahia (47), Ceará (33) e Pernambuco (30). No Rio Grande do Sul, 69 cidades fornecem o serviço e o Centro-Oeste mantêm acesso gratuito em 44 municípios.

O estudo “Perfil dos Municípios Brasileiros 2012” apurou a gestão e estrutura de 5.565 municípios  com perguntas baseadas em 10 temas: recursos humanos, legislação e instrumentos de planejamento, recursos para a gestão, comunicação e informática, transporte, cultura, assistência social, segurança alimentar e nutricional, segurança pública e meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: