Como o Galaxy S4 se sai diante dos principais concorrentes?

Comparamos as especificações do novo smartphone da Samsung com o iPhone 5, o Sony Xperia Z e o HTC One

Galaxy s4

Renato Santino

.

Samsung mostrou que não está para brincadeira com o anúncio do Galaxy S4. A divulgação de seu novo smartphone topo de linha, realizada nesta quinta-feira, 14, deverá levar desconforto para seus principais concorrentes.

O novo celular, que chegará às lojas em abril e ainda não tem preço definido, é um passo adiante na disputa com o iPhone 5 e forçará a rival Apple a quebrar a cabeça para mostrar um sucessor que a coloque novamente na briga. Mas não é só a maçã que está na disputa. Fizemos um comparativo com os principais smartphones de alto desempenho lançados em 2013: o HTC One e o Sony Xperia Z. Confira:

Processador
As melhorias da Samsung começam já pelo seu processador. Serão duas versões: um Qualcomm Snapdragon Fusion Pro, quad-core de 1,9 GHz, que será vendido nos EUA, e um Samsung’s Exynos 5 Octa, de oito núcleos, no resto do mundo.

O ‘motor’ do celular é bastante superior ao do iPhone mais recente, que tem um chip Apple A6 dual-core de 1,3 GHz. Também é melhor do que o novo HTC One que conta com um processador Snapdragon 600, quad-core de 1,7 GHz e do que o Sony Xperia Z, que traz processador Snapdragon S4, quad-core, de 1,5 GHz.

Memória
No quesito memória, não houve grandes mudanças, mas o S4 continua bem na fita com seus 2 GB de RAM. O iPhone 5 ostenta apenas 1 GB, enquanto o HTC One e Xperia Z também têm 2 GB.

Telas
As telas sempre foram a especialidade da Samsung, e ela não faz feio com seu lançamento. O S4 traz tela de AMOLED de 4,99 polegadas, aumento de 0,2 polegada em relação ao S3, com resolução Full HD e densidade de pixels de 441 ppi. A tela é praticamente igual à do Xperia Z, com 5 polegadas e a mesma resolução.

iPhone 5 traz a famosa tela Retina, com 326 ppi, comprimida em uma tela de 4 polegadas. Neste quesito, porém, o One, da HTC, leva a melhor, com a mesma resolução Full HD, mas comprimida em uma tela LCD de 4,7 polegadas, totalizando 468ppi.

Reprodução

Armazenamento
Em armazenamento, não há grande diferença entre o aparelho da HTC, o iPhone e o da Samsung. Eles suportam até 64 GB, com a diferença, porém, que o Samsung é o único que aceita cartões microSD de até 64 GB para expandir a capacidade do celular.

O da Sony é o mais modesto neste quesito, com 16 GB, expansível até 32 GB com cartão de memória.

Câmera
Outro fator importante atualmente no celular é a câmera. O S4 trouxe uma evolução em relação ao seu sucessor, com câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 2 megapixels, além de diversos recursos novos para filmagem e fotografia.

Em comparação com os outros, ele é um concorrente de respeito, mas não o melhor. O Xperia Z traz câmera traseira de 13,1 MP e frontal de 2,2 MP. Entretanto, ele supera o iPhone 5, com 8 MP traseira e 1,2 dianteira e o HTC One, que tem uma traseira de apenas 4 megapixels, mas com a tecnologia ‘Ultrapixel’ que deverá compensar esta lacuna, e uma frontal de 2,1 megapixels.

Sistema operacional
O iPhone 5 fica de fora dessa briga, porque são sistemas completamente diferentes. Entretanto, em comparação com os outros, a Samsung sai na frente ao trazer de fábrica a versão mais recente do Android, a 4.2.2 (Jelly Bean), que funcionará com a interface TouchWiz, exclusiva da fabricante. Tanto o HTC One quanto o Xperia Z ainda rodarão com a versão 4.1

Peso
Até por ser o menor dos quatro, o iPhone dá um banho neste quesito e é, disparado, o mais leve com seus 112 gramas. O S4 ficou 3 gramas mais ‘magro’ que seu antecessor e aparece em segundo, com 130 gramas. Tanto o HTC One quanto o Xperia Z estão quase juntos neste quesito: o primeiro tem 143 gramas e o outro tem 146.

Conectividade
Aqui não há diferença entre os quatro. Todos possuem suporte às redes 4G, pelo menos no exterior. Resta saber se eles chegarão até o Brasil com esta capacidade. Eles ainda possuem conexão com 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.0.

Bateria
Samsung deu uma melhorada em sua bateria em relação ao S3, e continua com o interessante recurso de permitir sua troca, o que é uma boa vantagem. O novo celular conta com bateria de 2.600 mAh.

A bateria do iPhone 5 é a mais humilde neste critério, com 1.440 mAh. O  HTC One conta com 2.300 mAh, e o Xperia Z traz 2.400 mAh.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: