Twitter trabalha para engajar novos clientes

Para executivos da companhia, mercado brasileiro tem alto potencial para estender a conversa que começa em mídias convencionais para dentro das timelines.

Guilherme Ribenboim, Joel Lunenfeld, Guy Yalif e John Ploumitsakos, do Twitter, em coletiva em São Paulo

Guilherme Ribenboim, Joel Lunenfeld, Guy Yalif e John Ploumitsakos, do Twitter, em coletiva em São Paulo

 

(Imagem 2) Tuite da General Eletric

(Imagem 2) Tuite da General Eletric

 

Após anunciar a abertura da operação no País em dezembro de 2012, o Twitter reuniu a imprensa nesta quarta-feira (20/02) para oficializar que está pronto para fazer negócios no mercado brasileiro. A estratégia já é uma velha conhecida dos usuários: publicidade online.

Basicamente, são três tipos de publicidade diretamente ligadas à plataforma do microblog: Promoção de Tuites (Promoted Tweets), Promoção de Tendências (Promoted Trends) e Promoção de Conta (Promoted Account). Cada um desses modelos tem seu espaço dentro do layout da página do Twitter, mas com impactos diferenciados. Para tornar a publicidade mais assertiva, a companhia, por meio de sua solução de análises, consegue, por exemplo, promover sua conta para usuários que já seguem você ou sua empresa, traçando métricas que atinja a meta de aumentar o número de seguidores, conhecimento da marca, divulgação de produto, entre outros.

Para acompanhar os efeitos de alguma ação promocional, o Twitter conta com a solução Advertiser Analytics, que são painéis que mostram a penetração da campanha e a curva de adoção de uma tendência. Os gráficos apontam, também, para as atividades dos seguidores, com o intuito de entregar maior proximidade entre marca/pessoas e as pessoas que estão acompanhando as atualizações via timeline do microblog.

A novidade aqui é que a partir de agora as empresas brasileiras que quiserem utilizar o Twitter como ferramenta de publicidade contarão com o respaldo da operação nacional. “Antes, todo e qualquer tipo de contato era por meio dos Estados Unidos. Conforme vamos cadastrando parceiros, trazemos o Twitter Ads para a realidade brasileira”, explica Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no País.

O executivo afirma que a companhia está em busca de selar parceria com as 40 maiores agências de publicidade do País, além de ter iniciado uma corrida para estreitar o relacionamento com os 200 maiores anunciantes do mercado nacional. Este modelo de abordagem de negócios é bastante difundido nos Estados Unidos, onde empresas, como a General Eletric (imagem 2 ao lado), ajudam a desenvolver as melhores formas de contato com o seguidores.

Além de buscar atingir essas grandes empresas, o Twitter que engajar as pequenas e médias empresas a fazer publicidade online. Como explica John Ploumitsakos, diretor de vendas do microblog para PMEs, na internet as marcas tem a oportunidade de se tornar grandes, devido a magnitude do alcance de um tuite, por exemplo. “É um diferencial competitivo bem forte, tendo em vista que as campanhas convencionais são muito caras e fora dos orçamentos dessas pequenas e médias empresas”, avalia.

Voltando um pouco atrás, Guy Yalif, líder de marketing para produtos do microblog, ressalta que os grandes saltos em publicidade no Twitter acontecem de forma bastante diferenciada, mais próximo ao crescimento orgânico. “Campanhas em revistas, jornais e programas de televisão começaram a estimular a conversa no Twitter por meio de hashtags. É nisso que consiste nosso foco: manter o relacionamento e a conversa de forma pública, aberta e online”, afirma. Entre os exemplos de manifestações estão: os jogos da final da Libertadores de 2012, o programa de TV The Voice Brasil e a novela Avenida Brasil, que estenderam as realidades televisivas para dentro das timelines.

Joel Lunenfeld, vice-presidente global de estratégia de marcas do Twitter, explica que a companhia que engajar novos clientes por meio desse discurso do relacionamento constante, do contato mais próximo entre empresas e pessoas. Para ele, o principal trunfo do Twitter é esta capacidade de compartilhar e correlacionar pessoas e assuntos dentro de um mesmo ambiente.

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