Windows 8 é o ‘começo de uma nova era’, diz presidente da Microsoft Brasil

Executivo diz que plataforma marca o início de uma nova Microsoft, agora focada em serviços

Windows 8

O Windows 8 chega às lojas hoje, 26, e a Microsoft já comemora a chegada da plataforma com eventos realizados em 140 países ao redor do mundo.

Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, participou nesta quinta-feira, 25, do lançamento oficial do Windows 8 em um evento realizado em São Paulo. O executivo lembrou da importância do novo sistema operacional para o futuro da empresa.

“Este lançamento é um marco histórico para a Microsoft. É o começo de uma nova era”, afirmou.

O discurso de Levy reflete o que a Microsoft afirma no mundo inteiro. Steve Ballmer, CEO da empresa, repete frequentemente que o Windows 8 é o lançamento mais importante da história da companhia. E, para o presidente do braço brasileiro da companhia, ele significa uma transformação no que é a Microsoft.

“A Microsoft está em processo de transição de uma empresa focada em software para uma empresa de serviços. São serviços que chegam ao usuário por meio de uma gama de dispositivos conectados entre si e à nuvem”, explicou Levy.

“Estamos em uma transição de uma sociedade com economia industrial para a economia do conhecimento. E, na economia do conhecimento, a tecnologia da informação tem papel fundamental de gerar inovação. Inovação gera competitividade, que gera crescimento econômico e bem-estar social”, afirmou.

Evento

A Microsoft fez uma grande apresentação para o sistema operacional no Brasil, com direito a diversos aparelhos já rodando o sistema operacional para demonstração para os visitantes. Antes, a gerente do Windows no Brasil, Priscyla Alves, se juntou ao músico MV Bill, ao humorista Felipe Andreoli e à apresentadora Didi Wagner para mostrar os novos recursos.

Eles, então, mostraram aquilo que a gente já sabe: como funciona a interface nova, os apps, a mudança para a área de trabalho clássica, a possibilidade de navegar via touch ou mouse, entre outras.

Reprodução

Brasil

O público brasileiro terá, no próximo mês, mais de 60 dispositivos que já rodarão o novo sistema. Eles começam a chegar amanhã às lojas e incluem notebooks, netbooks, Ultrabooks, desktops e tablets. Para quem quiser comprar a plataforma separada, existe a opção de atualizar o Windows 7 para o novo por R$ 69 – esse é um preço promocional que é possível conseguir pela loja online da companhia.

Questionado sobre a diferença de interface e se isso pode assustar usuários, o presidente da Microsoft no Brasil se mostrou confiante. “A interface foi amplamente testada com milhões de pessoas e a conclusão é que ela é muito intuitiva. Não vemos dificuldade em se acostumar. Ela é nova, mas também é atraente e fácil, amigável, as pessoas vão querer aprender rapidamente para se aprovietar”, disse o Michel Levy.

A confiança também estava presente nas palavras da gerente do Windows no Brasil, Priscyla Alves. “Ela é natural e intuitiva. É tudo o que as pessoas estavam esperando e ainda tem o conforto da área de trabalho lá”, lembrando que é possível voltar para a interface do Windows 7 com facilidade no novo sistema, apesar dela não ser a padrão e não ter como colocá-la como principal no sistema operacional.

Os brasileiros já terão opções de apps nacionais para baixarem na Windows Store, como de bancos, veículos de mídia, entre outros. Os executivos não divulgaram números exatos, mas ressaltaram o modelo de negócios, que, segundo a Microsoft, é bastante atrativo. “70% do faturamento é do desenvolvedor. Após arrecadas mais de R$ 50 mil, ele passa a receber 80%. Isso privilegia a experiência do usuário e os melhores aplicativos”, explicou Priscyla.

Em relação ao Surface, lançado simultaneamente com o Windows 8 em algumas partes do mundo, a Microsoft não tem ainda uma data para colocá-lo no mercado brasileiro, muito menos uma faixa de preço que o dispositivo deve custar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: