Tráfego sobre IP crescerá 29% ao ano até 2016

Estudo da Cisco estima que até 3,5 bilhões de pessoas estejam online daqui quatro anos

 
Internet

O tráfego sobre o protocolo da internet (IP) deve crescer em média 29% nos próximos quatro anos, movido por uma rápida popularização dos dispositivos com acesso à web e da própria rede. A estimativa é de um estudo divulgado nesta quarta-feira pela fabricante de equipamentos Cisco, que afirma que  a quantidade de dados que circulará em 2016 será maior que a soma do tráfego de 1984 até 2012.

De acordo com a pesquisa, os 369 exabytes usados em 2011 passarão para 1.3 zettabytes em 2016. Somente a taxa de crescimento estipulada para a passagem de 2015 para 2016 – 330 exabytes – já é por si só maior do que a movimentação do ano passado.

O número de conexões também aumentará radicalmente, indo de 10,3 bilhões de conexões em 2011 para 18,9 bilhões cinco anos depois, e isso se deve principalmente a popularização dos smartphones, tablets e outros aparelhos conectados à rede (chips, televisões e aparelhos domésticos). Com isso, o acesso à internet via PC deve diminuir – de 94% de participação, o computador pessoal deve cair para 81%.

Se as previsões da Cisco estiverem corretas, serão quase duas conexões e meia para cada habitante da Terra e até 3,4 bilhões de pessoas online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: