Presidente da Apple vai à China para expandir negócios na região

Tim Cook disse que Apple ‘apenas arranhou superfície da China’. Ele se reuniu com autoridades do governo em Pequim.

Tim Cook conversa com jornalistas após apresentação do novo iPad (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Tim Cook conversa com jornalistas após
apresentação do novo iPad, no início de março
(Foto: Robert Galbraith/Reuters)

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, se reuniu com autoridades do governo em Pequim, na China, nesta segunda-feira (26) em um esforço da empresa para expandir seus negócios na região.

Cook, que substituiu o cofundador Steve Jobs, morto em outubro de 2011, viajou pela primeira vez ao país desde que se tornou presidente-executivo em agosto passado, disse a Apple, sem elaborar mais a respeito das reuniões.

A China não é desconhecida aos olhos do presidente-executivo: o país é o maior mercado para aparelhos móveis e importantes focos de crescimento para a fabricante do iPhone e do iPad. Quando era vice-presidente de operações, Cook ajudou a implementar uma rede de fornecedores centrada na Ásia, com uma forte presença na China.

Cook disse anteriormente que a Apple apenas arranhou a superfície da China e procura expandir-se no país. Atualmente, a empresa só tem cinco lojas em território chinês, de onde vende iPhones e outros produtos, embora venda por meio de mais de cem revendedores.

A Apple tem acordos com a China Telecom e a Unicom para vender seu iPhone no país, e outras grandes operadoras – como a China Mobile – procuram fechar negócios com a empresa norte-americana.

A visita de Cook surge enquanto a empresa trava uma batalha legal com uma companhia local sobre a marca registrada do iPad. A longa disputa com a Proview – uma empresa de tecnologia que pediu concordata – sobre a propriedade da marca está agora trilhando o sistema de tribunais na China.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: