Finalmente: Anatel abre licitação para tecnologia 4G


O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (19/01) a realização de consulta pública para a proposta de edital de licitação para o leilão das faixas de 2,5 GHz, ou seja, para a telefonia de quarta geração (4G). Segundo a Anatel, a licitação deverá ser realizada até 30 de abril de 2012 e permanecerá em consulta por 30 dias.

As subfaixas de radiofrequências de 2.500 MHz a 2.690 MHz serão utilizadas para ampliação de acesso às telecomunicações em banda larga móvel de alta velocidade. A utilização e o fornecimento desta tecnologia é importante para a prestação de serviço durante os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil (Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016).

De acordo com a Agência Brasil, a proposta estabelece datas para a entrada em operação do serviço. Para as cidades-sede da Copa das Confederações de 2013, a tecnologia 4G deve ser oferecida até 31 de maio do mesmo ano. Nas sedes e subsedes da Copa do Mundo, até 31 de dezembro de 2013.

Já as capitais de estado e os municípios com mais de 500 mil habitantes, e também o Distrito Federal, devem  receber a tecnologia até 31 de maio de 2014, ainda antes da Copa do Mundo. O cronograma para as cidades com mais de 100 mil habitantes, que não se enquadram nas categorias acima, prevê a chegada da tecnologia até dezembro de 2015 e, naquelas entre 30 mil e 100 mil habitantes, até o fim de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: