Wikipedia: 11 anos e 2,7 bilhões de visitas mensais

A Wikipedia completou no domingo (15/01) 11 anos de vida. Fundada em 15 de janeiro de 2001, o site de conteúdo colaborativo, segundo seus próprios registros, começou como um projeto complementar para a Nupedia – fundada em 9 de março de 2000 -, uma enciclopédia online gratuita de língua inglesa, cujos artigos eram escritos por especialistas e revistos em um processo formal. Hoje, é essa bagunça toda que vocês conhecem – e que dá certo.

 

Pesquisando informações sobre essa enciclopédia online me chamou a atenção justamente o fato de que, logo no começo, ela era revisada. Quando comecei a ter acesso à internet – em 2002, quando ela ainda era discada – já passei a utilizar a Wikipedia, por força dos trabalhos escolares que demandavam pesquisas. E sim: copiava alguns conteúdos de lá, na inocência de que estavam todos corretos. Isso me rendeu algumas broncas dos professores e pedidos de revisão de trabalho – aposto que isso aconteceu com alguns de vocês.

 

Como diz o ditado, gato escaldado tem medo de água fria. Com isso, passei a revisar as informações que encontrava no site. Anos depois, em 2011, fui escalada para cobrir a Campus Party e, como parte da minha pauta, tive de ir a uma entrevista do diretor da Wikimedia Foundation/Wikipedia, Kul Wadha, que, entre outras coisas, afirmou que a Wikipedia é apenas um dos lugares onde o usuário deve iniciar a pesquisa. Depois, aconselhou, ele deve confirmá-la. Ah, se soubesse disso na minha adolescência!

 

Vocês devem estar se perguntando por que resolvi compartilhar isso com vocês. Bem, hoje já não sou uma usuária tão assídua do site, mas recorri ao próprio para pegar as informações para escrever esse post de aniversário, que tinha como objetivo inicial traduzir a Wikipedia em números.

 

Pois bem, vamos lá. Em 11 anos são, e foram:

 

  • 20 milhões de artigos publicados
  • 710.214 mil em português, até 13 de janeiro de 2012
  • 281 idiomas
  • 365 milhões de leitores
  • 100 mil contribuidores ativos
  • 2,7 bilhões de visitas mensalmente apenas nos Estados Unidos

 

E um desejo expressado Kul Wadha durante a entrevista feita em 2011: ele quer que pessoas de diferentes partes do mundo interajam e estejam na comunidade. Comunidade que, mesmo que careça de confirmação de conteúdo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: