Jovem brasileiro ajuda Siri a entender português

Garoto de 15 anos modifica programação do assistente do iPhone 4S e o faz reconhecer comandos em português brasileiro

Siri Apple

Um garoto brasileiro de apenas 15 anos está ensinando português para o Siri, o assistente digital do iPhone 4S. Insatisfeito com a falta do nosso idioma no software do seu smartphone, Pedro Franceschi começou a estudar possibilidades de adaptar por conta própria o programa para o português, sem precisar esperar a tradução oficial da Apple e, até o momento, está sendo bem sucedido em sua aventura.

Em seu blog, Franceschi explica como fez para ensinar o Siri a reconhecer o português brasileiro. Com o software SiriProxy, ele desviou o tráfego do Siri para o seu computador e, assim, pôde modificá-lo. Ele alterou diversas APIs para reconhecer falas em português e traduzi-las para o inglês. Assim, o que ele falava com o Siri em português passava primeiro por seu computador, que traduzia os comandos para o inglês e, então, ia para os servidores da Apple para fazer todo o trabalho do assistente digital e receber as respostas em inglês.

O resultado pode ser visto no vídeo abaixo. Como são feitos diversos cálculos e adaptações no processo, a resposta do Siri aos comandos do garoto são lentos. Franceschi afirma que ainda não tem condições de disponibilizar a versão brasileira do Siri para o público, mas trabalha para que isso aconteça em breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: