Nuvens privadas e híbridas: conheça os caminhos para a adoção de cloud computing

Relatório esclarece pontos que ainda geram dúvidas no mercado de TIC e aponta o melhor caminho para empresas

cloud computing
.
De acordo com números do Gartner, em 2015, os investimentos em cloud computing devem totalizar US$ 177 bilhões, passando a representar 5% dos gastos com tecnologia. Seu conceito, no entanto, ainda não é completamente conhecido por grande parte do mercado, causando muita confusão inclusive entre os gestores de TIC. Para facilitar a compreensão acerca do assunto, a PromonLogicalis, integradora de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC), publicou um relatório que visa esclarecer as principais dúvidas e indicar as melhores práticas para adoção do novo modelo.

No que se refere ao mercado corporativo, as ofertas de cloud computingdividem-se em três vertentes principais: a utilização da nuvem pública para acesso a serviços baseados em web ou para hospedagem de aplicações; as nuvens privadas, em que as empresas trazem as características da cloud computing para dentro de seus data centers; e, finalmente, os ambientes híbridos, em que gestores de TIC combinam o que há de melhor dos dois mundos.

“As nuvens privadas e híbridas foram o caminho encontrado por clientes corporativos e pela indústria para atender tanto às aspirações por inovação, elasticidade e flexibilidade por parte dos usuários, quanto aos requisitos de controle dos líderes corporativos”, explica Amorim. “A criação de uma nuvem privada depende, porém, de uma profunda mudança na postura por parte dos profissionais de TI”. Isso porque, segundo detalha o executivo, não basta virtualizar o data center e adotar softwares que automatizem os processos. É necessário que o departamento de TI da companhia esteja preparado para disponibilizar um portfólio de serviços para cada área de negócio, com pouca ou nenhuma interferência.

Para conhecer mais sobre a computação em nuvem, os benefícios e os desafios que permeiam sua adoção, faça o download do estudo clicando aqui. Também produzimos um vídeo explicando o assunto. Confira!

http://www.olhardigital.com.br/embed/7785

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: