Implementação de HTML5 vai acelerar web semântica

A automatização da capacidade de interpretar os dados espalhados pela internet será acelerada a partir da implementação oficial do HTML5 pelo consórcio W3C. “Hoje o valor semântico da web ainda depende da leitura humana. A partir disso, marcações com modelagens mais adequadas de identificadores permitirão que computadores façam isso”, explicou Carlos Francisco Cecconi, analista de projeto do W3C Brasil.

As informações foram dadas durante a Futurecom 2011. Segundo ele, a mudança da web sintática baseada em documentos – repositório de dados relacionados por hyperlinks para exibição e reuso – para a web semântica – que além de apresentar dados agrega capacidade ampliada de interpretá-los e relacioná-los – é o que vai marcar a rede do futuro, com mashups de dados listados por RDF e HTML5.

“Hoje a web já é assim. Uma página de um portal não tem mais o conceito de um documento, mas é uma composição de objetos espalhados em diversos servidores ou na nuvem, não concentrados em um banco de dados relacional”, exemplificou. “No futuro vamos usar os dados como hoje usamos documentos, agregando a eles metadados e vocabulário com descrição das coisas e suas relações.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: