Empresa Ativas obtém certificado ISO 20000

Classificação, obtida após um ano, rende mais credibilidade aos negócios.

Julia Duarte – Diário do Comércio

Após um ano de muito trabalho, a Ativas Data Center S/A, empresa de tecnologia da informação do Grupo Asamar e da CemigTelecom, conquistou certificação internacional ISO 20000. A empresa passou pelos processos de auditoria da norma ISO, que avaliou aspectos como gerenciamento de incidentes e problemas, gerenciamento de mudanças, configuração e nível de serviço.

Com a nova certificação, a empresa pretende mostrar aos clientes e investidores que opera com integridade e segurança e que promove uma cultura de melhoria continua da qualidade no âmbito da gestão. Para o CEO da Ativas, Alexandre Siffert, com a ISO 20000, a empresa ganha ainda mais credibilidade e melhor posicionamento no mercado. “Conseguimos comprovar que prezamos pela qualidade e que nossos serviços são sólidos e embasados nas melhores práticas”, afirma.

O coordenador de processos da Ativas, Rodrigo Sakis, que foi responsável pela implantação dos processos para a ISO 20000, explica que a preparação para que a empresa conquistasse a certificação teve início há aproximadamente um ano, tendo se intensificado nos últimos seis meses, e envolveu uma equipe de 12 pessoas focadas integralmente no projeto. “Eu coordenei essa equipe que trabalhou diretamente na implantação dos processos. Mas, indiretamente, todos os funcionários da empresa participaram em algum momento”, diz.

Sakis observa que o curto prazo para a implementação dos processos necessários foi um elemento que dificultou o trabalho. “No entanto, o envolvimento de toda a empresa, com participação ativa da alta direção, fez com que esse desafio fosse um pouco mais simples”, avalia. Ele informa, ainda, que foram realizados alguns treinamentos e workshops entre os funcionários.

Foram 16 processos implementados em seis meses. A empresa passou por duas auditorias internas e uma pré-auditoria externa e contou com o apoio de consultores. “Isso permitiu que os gaps existentes fossem identificados e corrigidos, garantindo o sucesso na obtenção do certificado”, diz Siffert. Ele destaca que todos os serviços oferecidos para os clientes que ficam no data center passaram pela auditoria. “Isso demonstra que nós preocupamos com a qualidade de nossos serviços e que temos processos maduros”, observa.

A ISO 20000, de 2005, foi estabelecida pela International Organization for Standardization (ISO) e é utilizada para certificar que um sistema de gerenciamento para serviços de Tecnologia da Informação (TI) segue um padrão de melhores práticas. Ela substituiu o BS 15000 e fornece um padrão internacionalmente aceito para sistemas de gerenciamento de serviços de TI. A ISO 20000 tem como objetivos fundamentais a redução da exposição operacional a riscos, o cumprimento dos requisitos contratuais e a demonstração da qualidade dos serviços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: