Microsoft mostra novo Windows 8

Do G1

Steven Sinofsky durante apresentação do Windows 8 (Foto: Divulgação)
Steven Sinofsky durante apresentação do
Windows 8 (Foto: Divulgação)

A Microsoft mostrou detalhes do Windows 8 nesta terça-feira (13), durante abertura da conferência Built, em Anaheim, na Califórnia.

Na apresentação do novo sistema operacional, feita pelo presidente da divisão de Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, a companhia anunciou que a nova versão não marca uma ruptura em relação ao Windows 7, e que programas criados para o sistema atual serão compatíveis com o Windows 8.

“É uma evolução. Tudo o que já era bom no Windows 7, ficará melhor no Windows 8”, afirmou Sinofsky. Durante a apresentação, o executivo usou um netbook da Lenovo que já havia sido utilizado há 3 anos na apresentação do Windows 7. O sistema antigo ocupava 540 MB de memória RAM da máquina. A nova versão “emagreceu”, segundo Sinofsky, e utiliza 281 MB.

Tela inciar do novo Windows, também com o visual 'MetroUI', mais indicado para tablets e computadores operados por telas sensíveis ao toque (Foto: Reprodução)
Tela inciar do novo Windows, também com o visual ‘MetroUI’, mais indicado para tablets e computadores operados por telas sensíveis ao toque (Foto: Reprodução)

 

Mudanças
Durante a apresentação, Sinofsky reforçou que a Microsoft quer trazer o Windows para a nova tendência de computadores em formato de tablets, mas sem quebrar as funções que fizeram do Windows 7 o maior sucesso da empresa. O sucessor do Vista vendeu 450 milhões de cópias, e após 3 anos no mercado, finalmente uperou o Windows XP – lançado em 2001 – como sistema operacional mais usado.

De acordo com Sinofsky, a Microsoft quer fazer com que o Windows siga duas tendências que surgiram nos últimos anos: telas sensíveis ao toque e equipamentos portáteis, que o usuário não se contenta em apenas transportar, mas quer usar enquanto se movimenta. “Um novo jeito de usar o computador surgiu e queremos que o windows responda a isso”, afirmou.

“O Windows 7 já estava habilitado para telas sensíveis ao toque, mas nós melhoramos muito no Windows 8. Uma vez que você usa um equipamento com tela sensível ao toque com Windows 8, você vai querer tocar em qualquer equipamento”.

Tela inicial
Se a principal mudança no novo Windows está na interface gráfica, a tela inicial é o que mais chama a atenção. Baseada na chamada “MetroUI”, criada originalmente para o tocador de MP3 Zune mas que já foi integrada aos telefones com Windows Phone 7 e ao videogame Xbox, a tela utiliza “blocos” para representar programas e funções do sistema operacional.

“A tela inicial representa um ponto central para a abertura de programas e para acessar os que já estão funcionando”, afirmou Sinofsky.

Uma herança do Windows atual é o canto inferior da tela, onde uma barra de tarefas permite que o usuário possa interagir com os programas. A diferença é que agora o usuário pode navegar entre as aplicações arrastando o dedo na tela para o lado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: