IBM celebra centenário de olho no Brasil

Fabricante traça estratégia de crescimento baseada em países em desenvolvimento e soluções para um planeta mais inteligente

ibm

Na última quinta-feira (16/6), a IBM completou seu primeiro centenário e uma série de atividades foram realizadas em homenagem à empresa. Colaboradores de todo mundo realizaram trabalhos voluntários e a companhia lançou filmes sobre sua história. Mas o objetivo da celebração, segundo Fabiana Galetol, executiva de Comunicação Externa e Brand da IBM Brasil, também foi reforçar os objetivos futuros.

“Estamos aproveitando a oportunidade do nosso centenário para olharmos para frente. Trata-se de um momento mais do que oportuno para definirmos a nossa identidade, caminho e fazer com que o mundo participe de uma discussão importante a respeito do futuro”, destacou Fabiana.

Como reflexo dessa postura, ela conta que a empresa está caminhando para um cenário no qual 50% de suas pesquisas serão dedicadas a tecnologias que ajudem a criar um planeta mais inteligente. Este último, um dos pilares da IBM para os próximos anos, juntamente com outras quatro estratégias: aposta nos países em desenvolvimento – que incluem o Brasil –, soluções para análise de dados, novas gerações de data center e cloud computing (computação em nuvem).

A subsidiária brasileira, de acordo com a executiva, tem merecido uma especial atenção da fabricante. Como reflexo, em junho, a empresa deve inaugurar um laboratório de pesquisas em sua sede, na cidade de São Paulo, o qual deve abrigar mais de 100 pesquisadores, nos próximos cinco anos.

Outro importante foco de investimento aqui no Brasil, segundo Fabiana, é a estratégia de expansão regional. Como forma de explorar os 54% de investimentos em TI que estão fora das duas principais capitais do País (Rio de Janeiro e São Paulo), a fabricante estabeleceu uma estratégia para oferecer produtos e serviços, de forma mais agressiva, em 35 cidades brasileiras.

100 anos no mundo e 94 de Brasil

A filial brasileira foi a primeira unidade da IBM fora dos Estados Unidos e hoje é um dos mercados com um dos maiores índices de crescimento para a fabricante. E, desde 2004, o País, ao lado de Rússia, Índia e China foi eleito um território estratégico de investimentos para a companhia.

Fabiana destaca que, atualmente, a subsidiária brasileira está entre as dez maiores em termos de faturamento para a IBM no mundo. Parte desses resultados deve-se ao fato de que no interior de São Paulo, na cidade de Hortolândia, a empresa mantém um dos seus maiores centros mundiais de exportação de serviços.

“Agora, estamos vivendo um momento ainda mais especial em que o Brasil se destaca no cenário mundial com uma economia forte e com perspectivas de se desenvolver ainda mais com a chegada dos jogos mundiais”, completa a executiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: