Passou da hora de os CEOs darem valor à área de TI

Os CEOs deveriam reconhecer a importância da tecnologia assumindo o CIO como um funcionário direto.

Nigel Fenwick*

Há cada vez mais CIOs respondendo diretamente para o principal executivo da companhia. À primeira vista, a notícia parece muito positiva, mas essa conversa já existe desde os anos 80. Com o atual patamar da tecnologia e com a noção de que a maioria dos CEOs de hoje tive uma experiência tecnológica muito rica, o estranho é o fato de haver ainda muitos CIOs que não respondem direto ao presidente. O que deu errado?

Analistas de mercado sugerem que o CIO deve ganhar a vaga na mesa dos principais executivos demonstrando liderança, entregando valor para os negócios, entre outros elementos. Mas não é possível ignorar uma outra perspectiva.

Qual? Quando um CEO assume o cargo precisa tomar uma decisão sobre quais funções são estratégicas para estarem sob seu comando direto. Essa decisão não é baseada no desempenho dos executivos (ou do time que será contratado), mas para onde ele deve dirigir sua atenção. Então, se o CIO não é do time executivo principal, é porque o CEO não vê a tecnologia como importante para o sucesso da companhia. E na economia digital de hoje, qualquer corpo de diretores que contrata um CEO com um pensamento tão atrasado deveria ser demitido pelos acionistas. Então talvez seja válido dizer que 50% da culpa é do próprio CEO. E porque não 100%?

Porque os outros 50% cai sobre o CIO que aceita trabalhar na ordem hierárquica ditada pelo CEO. Há sempre outra escolha: confrontar o CEO para tentar convencê-lo do contrário ou simplesmente deixar o cargo. Acho que todo CIO deveria tomar a decisão que preserve a importância de seu cargo.

A consequência disso é que os bons CIOs estão sempre se mudando com os bons CEOs.

Há muitos excelentes CIOs em empresas respondendo para o CFO ou o COO, mesmo merecendo estar respondendo diretamente para o CEO. Parece que a única maneira de quebrar esse ciclo é o corpo de diretores começar a perguntar para os CEOs sobre sua perspectiva da importância de TI. Se eles não entendem essa importância, isso deveria ser sinal de que um próximo CEO deveria ser considerado.

Se você é um CEO, qual é a sua perspectiva sobre tecnologia? Se você é um CIO, já teve que fazer uma escolha decisiva?

* Nigel Fenwick é analista da Forrester Reserach

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: