SAP oferece cursos gratuitos de formação profissional

Iniciativa, restrita à São Paulo, deve ser expandida para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e cidades do Sul do País ainda em 2011


TI tecnologia da informação

 

 

Tatiana Americano

A falta de consultores e técnicos qualificados para atuar com soluções de gestão empresarial (ERP) levou a SAP a, em conjunto com a ASUG (Associação de Usuários SAP), montar oEsperansap. Trata-se de um programa voltado a oferecer cursos gratuitos para pessoas desempregadas ou com baixa renda.

O projeto nasceu na Venezuela e foi trazido ao Brasil em 2010, explica o presidente da SAP no País, Luis César Verdi. “O programa começou na cidade de São Paulo, mas queremos ampliar para outros locais do País neste ano”, afirma o executivo, citando que a empresa estuda a implementação de cursos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e em localidades da região Sul, até o final de 2011.

A SAP informa que, até o momento, o Esperansap já formou duas turmas, com 24 alunos cada, e está capacitando o terceiro grupo de profissionais. “Da primeira turma, 97% das pessoas conseguiram emprego”, afirma Humberto Vieites, diretor de canais e parcerias da fabricante. Ainda segundo ele, outros 80% dos formandos do segundo curso já foram recolocados no mercado de trabalho.

O programa conta com seis módulos de cursos diferentes: Gestão de Materiais (MM), Custos e Controladoria (CO), Vendas e Distribuição (SD), Finanças (FI), Recursos Humanos (HR) e ABAP. “E, durante o processo seletivo, escolhemos pessoas que tenham algum tipo de conhecimento relacionado”, detalha Vieites. Ele informa que, para a última turma, mais de 2 mil pessoas concorreram às vagas do Esperansap, por meio do site oficial da iniciativa.

Novas vagas de emprego

O presidente da SAP Brasil admite que, atualmente, a falta de mão de obra qualificada representa um problema importante para a empresa. “Hoje, temos cerca de 10 mil consultores no mercado brasileiro com treinamento e certificação. Mas precisamos ampliar essa comunidade, de maneira descentralizada”, destaca Verdi, ao citar que a empresa tem uma série de iniciativas voltadas a formar profissionais em todo o território nacional.

Segundo expectativas da SAP, até 2014, serão abertas de 4 mil a 5 mil novas vagas para consultores especializados em soluções da companhia.


Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by André on 28/06/2011 at 15:17

    Como posso saber se vai abrir uma turma em Belo Horizonte e como participar do processo seletivo?

    Responder

    • Prezado André, muito obrigado pelo contato.
      Com relação á iniciativa da SAP, temos informações até o momento sobre seus cursos aqui no Brasil, somente em São Paulo. Busquei informações sobre a expansão de seus cursos para outros estados, mas eles não tem datas defeinidas para a realização de seus cursos aqui em BH. Assim que tiver maiores informações, ficará sabendo, com certeza.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: